PPI – Faculdade Sumaré – 2009

Blog para conclusão do trabalho de ppi assunto PET SHOPTurma Toda

Equipe CARON

 

    

OBJETIVO 

Nosso objetivo neste trabalho é mostrar a importância do gestor financeiro em uma Pet shop, devido o grande crescimento no ramo, para assim gerenciar a empresa com eficiência e obter melhor rentabilidade dos negócios, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.  Ela deve estar atuando no mercado, com um serviço de qualidade, diferenciado e prático para dar um melhor atendimento aos seus clientes.

 

METODOLOGIA

  A metodologia utilizada no presente trabalho trata-se de uma coletânea obtida através de fontes bibliográficas (livros, revistas especializadas e internet) adicionada à prática adquirida na administração diária de uma micro-empresa, mais precisamente um Pet Shop.

A metodologia utilizada para analisar o mercado de pet shops e avaliar quais as linhas de produtos apresenta o melhor desempenho de vendas no segmento, foram a pesquisa de campo, em entrevistas com os revendedores do ramo, representantes comerciais, fabricantes de produtos e consumidores em geral, e pesquisa bibliográficas como:  Pereira, Carlos João Santos. Como aumentar as vendas da pequena empresa, REVISTA, Pet Shop Brasil Business. GITMAN, LAWRENCE J. Princípios da Administração Financeira Essencial.

O Método utilizado pode ser através de recursos próprios, ou pelo financiamento juntos aos bancos, atuando no planejamento financeiro na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos da empresa, avaliando manutenção de estoque, acompanhando faturamento e fluxo de caixa.

Um bom desempenho do gestor financeiro possibilita o controle das operações e estratégias empresariais, a correção de recursos do negócio, a otimização e o planejamento dos investimentos trazendo vantagens para a empresa.

Vale lembrar que na apresentação de abertura de uma empresa é importante apresentar  serviços diferenciados e de qualidade desta forma sua empresa poderá estar a frente de seus concorrentes.

RESUMO

 A administração de um Pet Shop, além dos aspectos comerciais que envolvem a administração de qualquer empresa, possui um ingrediente a mais que as outras.

Este tipo de comércio lida diariamente com pessoas que nutrem afeição e carinho por animais e que, muitas vezes em detrimento próprio e ávidas por consumo, não medem esforços para cuidados com a saúde, bem estar e lazer para os seus animais de estimação. Consumidores este que pelos mais variados motivos, como solidão e decepções com humanos, optaram pelos irracionais.

Na convivência diária com estas pessoas emotivas, sensíveis e muito comumente instáveis, que devotam verdadeira adoração por seus animais, confiando-nos o privilégio de compartilhar através da comercialização de nossos produtos deste relacionamento, por trás de uma simples venda comercial, tem-se a possibilidade de desenvolver uma atividade que minimiza a solidão das pessoas, estimulando cada vez mais o carinho pelos animais e, quem sabe, de certa forma, sem sermos pretensiosos, ajuda-se a resgatar a credibilidade humana, motivo principal dos nossos consumidores optarem por irracionais.

 Alerta para a necessidade do preparo de todos os profissionais envolvidos para que se consiga acompanhar este explosivo crescimento do setor.

 

CONCLUSÃO

 É conclusivo dizer que no atendimento varejo a concretização de uma venda não é só obter o pedido, mas conquistar definitivamente o cliente.

A preocupação com a fidelização de clientes deve ser uma constante no dia a dia, em qualquer ramo.

A presença habitual, costumeira, regular do cliente no estabelecimento é a principal razão do sucesso, afinal sem a presença dele nada tem sentido.

As pessoas que fazem parte deste universo de clientes, ou seja, os proprietários de animais, conforme já dito, são pessoas extremamente sensíveis, portanto requerem um atendimento diferenciado.

O que se tem observado é que, a maioria dos clientes do mercado pet, até pela sua sensibilidade mais aguçada, e a prova disso é a interação que cada um mantém com o seu animal, são pessoas sensatas, compreensíveis e que permitem ao vendedor expor as características, vantagens e benefícios dos produtos, de maneira simples e natural. Entretanto, é importante ressaltar que essas pessoas não são ingênuas.

Há de se cuidar para não haver insistência na venda de produtos que exijam um desembolso de dinheiro muito grande, sendo permitido ao cliente comprar uma quantidade menor, voltar outras vezes e conseqüentemente concretizar a fidelização à loja.

Quanto mais vezes o cliente voltar à loja para comprar, buscar orientação e até mesmo “bater papo” estejamos confiantes e certos, ele estará sendo conquistado e fidelizado. (Revista Pet Shop/Junho-2004).

O mercado de pet shop, como se viu, é um dos mais dinâmicos do momento. Fabricantes lançam novos produtos constantemente e procuram nomear novos representantes ou distribuidores por todas as regiões do país.

Distribuidores ampliam seu quadro de vendas e sua carteira de clientes. Revendedores estabelecidos ampliam seus estoques, tanto em quantidades quanto em variedades, procurando sempre apresentar opções aos proprietários de animais de estimação. Revendedores novos aventuram-se em se estabelecer para abocanhar uma fatia deste mercado em franca expansão. Prestadores de serviços especializam-se para tratar da saúde, da beleza e do comportamento do animal.

Mas no final desta linha todos encontram um consumidor cada vez mais exigente e que procura humanizar seus animais, que assim tornam-se um membro da família e como tal pedem um tratamento de alta qualidade, sendo atendidos com produtos e serviços sempre mais sofisticados. Alimentos mais saborosos e com alto teor vitamínico, específico para sua raça, idade e tamanho; acessórios que ofereçam conforto para se movimentar, se alimentar, se vestir ou dormir, de acordo com a estação do ano. Medicamentos, tratamento médico e cirúrgico para curar pequenos e grandes transtornos na sua saúde. E tantas outras atenções que até pouco tempo só eram dadas aos entes humanos mais queridos da família.

E com o consumidor cada vez exigindo mais novos produtos, o círculo vicioso volta rapidamente aos fabricantes que se desdobram para criar, produzir e distribuir novos produtos que superem as expectativas deste consumidor exigente.

About these ads

Tags:

6 Respostas to “PPI – Faculdade Sumaré – 2009”

  1. Rosangela Alves Dalosta Says:

    DIFICULDADES DO PROJETO PPI 1o. SEMESTRE 2009

    O Grupo CARON do qual faço parte teve muitas dificuldades na montagem
    do Projeto, pesquisas conseguimos fazê-las em tempo hábil.
    Acredtio que apresentamos estas dificuldades por ainda não termos base
    sobre a Gestão financeira e o Gestor financeiro.
    Coletando informações de um, de outro conseguimos montar o projeto.
    Trabalho em equipe realmente é dificil mesmo, vemos isto nas grandes
    empresas, no próprio Senado, cada pessoa tem uma idéia
    formada, opiniões diversificadas.
    Em fim acabamos acordando nossas idéias e opiniões, para a conclusão
    do projeto e entregá-lo montado com todas as normas exigivéis.
    Eu Rosangela concluio que o curso no primeiro semestre não deve se
    apresentar projetos, mas sim estudar melhor sobre a aréa
    sobre os gestores, pois por não enterdemos, não termos base nenhuma
    acabou gerando um desconforto entre os membros do grupo.Não sei se no
    próximo semestre a equipe será a mesma, mas o importante foi ter
    concluido o projeto e apresentá-lo.

    Rosangela Dalosta

    “Relacionamentos”
    “Enfim… Quem disse que ser adulto é fácil?”
    Arnaldo Jabor

  2. Rosemeire Maria Console Valeriano Says:

    O meu primeiro PPI, espero que esteve correto, fiquei muito perdida no
    início senti dificuldade em iniciar e desenvolver o projeto, no início
    parecia que o que a professora pedia estava distante da minha
    compreenção, aos poucos foi esclarecendo e as dúvidas desaparecendo,o
    relacionamento com o grupo faltou entrosamento é claro não nos
    conhecemos uns aos outros tudo muito novo, refazemos o PPI por algumas
    vezes, por fim acho que ficou bom, espero que podemos obter uma boa
    nota.

  3. Jonathan Eduardo Muniz Says:

    Para mim o PPI foi a matéria mais complicada do semestre, a maior dificuldade foi em compreender qual a exigência da faculdade no que diz respeito ao conteúdo e etapas. Com tudo, o desenvolvimento deste projeto me abriu a visão para etapas que eu nem imaginava que fosse necessário em um planejamento de abertura de um negócio.
    O Lado positivo é que o PPI te dá uma melhor compreensão do que é a Gestão Financeira e os ramos de atuação.

  4. Alessandra Alves Coimbra Says:

    Encontrei dificuldades na interpreção do que seria um PPI, estas dificuldades refletiram no trabalho em equipe, mas acredito que conseguimos superar mais uma etapa, os próximos trabalhos com certeza serão mais fáceis.

    Beijos à todos.
    Alessandra Alves Coimbra

  5. Sabrina Ricco Stippe Says:

    Realizar o trabalho de PPI foi um grande desafio, uma vez que todo grupo tem diversos afazeres e horario bem comprometidos, para reunir todo o grupo era necesario muita antecedencia. Porem o grupo mostrou-se unido e disposto a realizar o melhor trabalho possivel.

    Sobre o tema Pet -shop, podemos conhecer um pouco mais desse ramo do comercio que tem um lucro e uma margem expressiva, entender suas diferentes variaçoes desde uma simples casa de raçao na periferia ate grande magazines como o Pet center. Ao meu entender ainda existem pouco materiais sobre um universo tao rico.

    Por ser o primeiro trabalho a realizarmos ficamos um pouco perdidos no começo, sem ter um norte definido por onde começar, porem com as instruçoes dadas e com o passar o tempo o trabalho começo a tomar forma e conteudo.

    Por fim,com esse projeto pudemos ver que o gestor financieiro é uma ferramente importante na engrenagem da empresa e como ele pode fazer os planejanetos de uma modo correto dentro desse ramo de atividade.

  6. Carolina Says:

    Achei a materia do PPI muito interessante, percebi algumas dificuldades na hora da montagem do trabalho, principalmente para saber a ordem correta dos topicos.
    Mesmo com todas estas dificuldades tenho certeza que foi um grande aprendizado .

    Beijos,
    Carolina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: